segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Descascar mandioca

Levante a mão quem nunca descascou uma mandioca. Ok, agora podem baixar (eu sei que ninguém levantou). Não me venham com piadinhas grosseiras, o sentido do título do post é literal e sem malícias.

Bem, por anos vi meu avós descascando mandiocas, e não aquelas que vão para os porcos, mas aquela que parece uma manteiga, dentro de uma vasilha em cima da mesa, que é coberta por uma toalha xadrez vermelha e branca.

Atualmente, estou tendo a oportunidade de presenciar a aposentadoria de um administrador que por muitos anos trabalhou incansavelmente, sempre atrás de uma mesa resolvendo questões importantes da empresa. Mas, agora, acabou. Todos os dias passo na frente da casa dele, pois faz parte do meu caminho para casa e sempre o vejo fazendo muitas coisas: cortando a grama, pintando as grades, conversando com os vizinhos, podando as árvores do outro lado da rua, pintando o meio fio e por aí vai.

Todo o dia é a mesma coisa, vai eu descendo a lomba e vejo ele tomando chimarrão com sua esposa, e quando subo a ribanceira vejo ele descascando mandiocas. E, é assim que percebo estas coisas, vou me esbagaçar trabalhando para que um dia eu possa ter a oportunidade e segurança para descascar mandioca e lagartear pelo pátio o dia todo.

Essa vida é louca, e quanto mais eu tento entender, menos eu sei sobre ela.

Nenhum comentário: