quinta-feira, 18 de junho de 2009

O dia em que o jornalismo virou notícia


Com argumentos como " [...] as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional " o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello derrubaram a obrigatoriedade do diploma.

Apenas o ministro Marco Aurélio foi contra a decisão do demais "Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos em geral", afirmou.

Na minha humilde opinião quem perde com a decisão não são apenas os jornalistas, mas sim a sociedade, que possui no jornalismo a sua defesa, e esta tende a enfraquecer com certeza, após esta liberação.

Tenho certeza que meios de comunicação responsáveis continuaram a contratar profissionais com diploma, pois entendem que nada se compara com um profissional que se prepara e conhece a estrutura. A formação acadêmica é importante, mesmo não tendo a obrigatoriedade, pois é o que pode continuar estruturando um jornalismo de qualidade neste país.

Faço das palavras de meu conterrâneo, Dep. Paulo Pimenta, as minhas:

3 comentários:

Lidiani Lehnen disse...

Certamente quem mais perde é a sociedade. Acredito que ainda existirão veículos que vão contratar profissionais graduados, responsáveis e éticos. é o que conforta e motiva a seguir na faculdade e na dedicação por um jornalismo cada dia mais qualificado.

beijo

Bruna disse...

Olha, nem me fale...

estou decepcionada!

o_O disse...

Acho que esta nova medida, por mais absurda que seja, não irá afetar tanto quanto se imagine. Jornais já com nome, tais como o Correio do Povo ou Zero Hora, no momento da contratação vão buscar pessoas capacitadas e que tenha um bom currículo, e é ai que irá fazer a diferença o diploma de jornalista.
Uma simples prova disto foi um anuncio em um classificado que vi hoje, um jornal que procurava por jornalistas graduados....


Claro, jornais de menor porte, muitas vezes poderão ptar por pessoas sem o diploma, por ser de menor custo, mas enfim...

Vai ser que nem PP
Não precisa de diploma para entrar neste mercado, mas muito dos grandes publicitários são aqueles que tenham graduação.


Se continuar assim, RP vai ser o proximo a entrar na lista, mas também pouca diferença fará, ao meu ver claro xD