quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Prazer versus felicidade


Algumas vezes escuto frases e até campanhas publicitárias que trazem a felicidade como a conquista de algum produto ou serviço. Isso não é de hoje. Minha pequena irmã, com seus oito anos, ao ganhar uma simples barra de chocolate, diz:

- “Ai mano, muito obrigado. Agora estou até mais feliz!”

Claro que as palavras de uma criança não serviriam como exemplo. Porém é possível perceber que muitas pessoas trazem de berço esta confusão, equiparando o prazer e a felicidade, como se fossem sentimentos idênticos.

Nossos dicionários dizem algo assim:

Prazer: satisfação; delícia; aprazimento; agrado; entretenimento; divertimento;
Felicidade: bem-estar; contentamento;

Não consigo ver equivalências nos significados das duas palavras, pois a felicidade a meu ver, permeia a alma do ser humano, retrata o contentamento de beneficiar não apenas a si, e também as pessoas que o cercam. O prazer é algo passageiro e que se mal utilizado pode afastar o encontro da alma com o corpo, ou seja, do encontro da felicidade!

4 comentários:

Raquel Reckziegel disse...

O que seria a felicidade? Passamos a vida tentando buscá-la e, às vezes, nos esquecemos de viver.

Será que as palavras das crianças não seriviriam de exemplo? Para mim, por mais que elas possam plantar umas mentirinhas pra escapar de um castigo, às vezes, são as criaturas mais sinceras do mundo. Será que a felicidade não está nas pequenas coisas que fazemos no dia-a-dia?

Raquel Reckziegel disse...

Adiciona meu blog aí nos teus favoritos, que eu já adicionei o teu!

ahusahsuas

beijooo

Unknown disse...

adoro prazer...a vida é curta, vai q eu não seja feliz... aglomero prazeres na tentativa de ser feliz ;P
[emo]
aqui vale tudo neh!?

Unknown disse...

Acho que a criança expressa o lado mais pur de um ser humano. Aos poucos elas vão apreendendo a viver "de verdade"...